ValeriaVidigal.com.br
Valéria Vidigal da Cruz Brito
Artista plástica, Cafeicultora e Empresária
Artista renomada, recebeu o convite do Instituto Biográfico do Brasil para fazer parte do livro “Brasil de A a Z”, a história de vida da artista plástica e empresária Valéria Vidigal da Cruz Brito está retratada nas páginas 126, 127 e 128. Casada desde 1992 com Gianno de Oliveira Brito, o casal tem três filhos: Rafaela com 26 Médica, Isabela com 22 anos Advogada e Renato com 16 anos cursando o ensino médio.
Tem formação superior em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, e fez vários cursos de pintura, começando aos 11 anos de idade. Valéria Vidigal iniciou sua carreira de artista plástica ainda estudante, quando as suas obras de arte começaram a ser comercializadas. Em 1992 depois de formada e casada, passou a residir em Vitória da Conquista – BA. Nesse mesmo ano fundou um atelier de pintura onde começou a ministrar cursos de pintura em tela, atividade que exerce até hoje, esse ano comemora 30 anos de vida e atividades na Bahia. Em 1993 teve o prazer de ser convidada para trabalhar na rádio, onde comandou o programa “Arte e Cultura” na rádio FM 100,1 (hoje Transamérica). Em 1994 foi convidada para trabalhar na televisão, trabalhando na TV Cabrália, afiliada da TV Record, onde foi apresentadora de telejornal e, de 1995 até final de 1998 foi colunista social do Jornal Diário do Sudoeste. A partir de 2007 idealizou e realizou o Encontro Nacional do Café, um evento nacional, que no ano de 2019 realizou a sua 13ª edição.
Mesmo dedicando tanto ao trabalho com a imprensa, Valéria Vidigal não renuncia a suas atribuições como mãe, esposa, dona de casa, cafeicultora, empresária, professora de pintura e, como artista plástica, nunca deixando de produzir e de fazer exposições. Ao todo, já realizou mais de 100 (cem) exposições nacionais e internacionais com a temática do café e já pintou mais de 1000 (mil) obras.
Sua pintura em tela é dedicada exclusivamente à temática do café. Sendo premiada com medalha de ouro na exposição Rio Internacional Exhibition FIFA World Cup 2014, Rio de Janeiro – RJ. E em 2015 foi premiada em Dubai pelas suas obras, com medalha de bronze na exposição Index – DWTC Brazilian Embassy 2015, e medalha de prata na Gallery 76 – DIAC Brazilian Embassy 2015.
Em 2011, recebeu da Câmara Municipal de Vitória da Conquista a Moção de Aplauso, e em 2013 o Título de Cidadã Conquistense, em 2017 recebeu da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, o Título de Cidadã Baiana, e em 2020 o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Suas artes ilustram vários livros entre eles: Café A Saga de Um Herói, Café & Saúde, Café com arte & poesia, História do Café no Brasil, Anuário Brasileiro do Café da Editora Gazeta do Rio Grande do Sul e Anuário do Café da editora Campo & Negócios.
Valéria está pintando 100 obras trabalho para os 50 Anos do Sebrae Nacional a convite do presidente Carlos Melles, que acontecerá esse ano e atualmente é a vice-presidente do Museu de Kard – Vitória da Conquista/BA, e conselheira do Eixo 1 em Artes Plásticas e Visuais do Conselho Municipal de Cultura de Vitória da Conquista/BA como representante da sociedade civil.
Valéria Vidigal foi a idealizadora da exposição Arte Conquista, realizada pela Secretaria de Cultura de Vitória da Conquista, exposição comemorativa ao centenário da Semana de Arte Moderna, que contou com quase 6.000 visitantes.
E em 2022 recebeu a Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha, pela Câmera Municipal de Vitória da Conquista/BA.